Utilizamos diferentes abordagens teórico-metodológicas que têm como objetivo principal a produção de conhecimento centrada no medicamento, considerando os aspectos sociais, econômicos, de saúde e contextuais da sua utilização pelas populações, bem como a avaliação do seu papel como tecnologia em saúde, contribuindo, assim, para a melhoria da efetividade, eficiência e qualidade das políticas de medicamentos, dos programas, dos serviços e do sistema de saúde como um todo.
Assistência Farmacêutica
A Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e uso racional.
Nesta linha de pesquisa buscamos contribuir com reflexões e conhecimento sobre a organização, gestão, ações e experiências de profissionais e usuários relacionados à Assistência Farmacêutica.
Políticas Farmacêuticas
As políticas farmacêuticas são decisões instrumentais de caráter normativo que envolvem os medicamentos. Possuem diretrizes e prioridades relacionadas às ações sanitárias, econômicas e também do desenvolvimento do setor farmacêutico.
Nosso enfoque é avaliar e acompanhar políticas farmacêuticas visando o planejamento, gestão e tomada de decisão no sistema de saúde.
Também objetivamos contribuir com conhecimentos para harmonizar essas políticas com os princípios e diretrizes que estruturam o SUS.
Farmacoepidemiologia
A Farmacoepidemiologia é definida como a aplicação do método e raciocínio epidemiológico aos estudos do uso e efeitos dos medicamentos nas populações.
Desenvolvemos estudos de prevalência e identificação de fatores individuais e contextuais relacionados ao uso de medicamentos de modo a amparar a aplicação de medidas preventivas e curativas desta tecnologia.
Estudos de Utilização de Medicamentos
É uma coleção eclética de metodologias descritivas e analíticas para a quantificação, entendimento, avaliação e intervenções relacionadas aos processos de prescrição, dispensação e uso de medicamentos.
Desenvolvemos pesquisas sobre temas variados envolvendo, entre outros, dados primários e secundários de prescrições, uso de medicamentos alopáticos e fitoterápicos, gastos privados e despesas públicas com esses insumos.