Reorganização da Assistência Farmacêutica diante da Covid-19: apoio à formulação de política pública informada por evidências no contexto da Atenção Primária à Saúde.
Coordenação Geral / Principal Investigator (PI): Tatiana Luz
A pandemia da COVID-19 impõe desafios ao atendimento, monitoramento e à manutenção dos tratamentos aos usuários dos serviços farmacêuticos da Atenção Primária à Saúde (APS). Estudos mostram impactos da pandemia na capacitação das equipes, na logística de estoques e na continuidade da assistência aos pacientes.
Esse projeto, financiado por emenda parlamentar individual impositiva da Deputada Federal Áurea Carolina para a Fiocruz, foi delineado para analisar o impacto da pandemia de COVID-19 na provisão de serviços farmacêuticos e nortear a elaboração de políticas públicas baseadas em evidências relacionadas ao seu enfrentamento, em Minas Gerais.
Foi utilizada uma combinação de diferentes métodos e técnicas para se obter informação cientificamente válida e promover a translação desse conhecimento acadêmico para o público-alvo formado por gestores e profissionais de saúde.
Publicação de destaque
Políticas Baseadas em Evidência para Assistência Farmacêutica municipal: uma proposta metodológica e sua aplicação na Seleção de Medicamentos
Luz, TCB; Dibai CAO (org).