Assistência Farmacêutica Básica em Minas Gerais: avaliação dos serviços, do provimento e uso de medicamentos
Coordenação Geral / Principal Investigator (PI): Tatiana Luz
Apesar dos variados incentivos de ordem política e financeira para a estruturação e desenvolvimento da Assistência Farmacêutica Básica (AFB) no Brasil, as evidências apontam para uma grande dificuldade na concretização de seus objetivos. Nesse sentido, é importante o desenvolvimento de investigações específicas que possam contribuir para o delineamento de intervenções para adequar as atividades da AFB às necessidades da população, uma vez que a qualidade do uso de medicamentos está diretamente relacionada à qualidade dos serviços de saúde prestados.
O Projeto MedMinas, financiado pelo Edital Programa de Pesquisa para o SUS – PPSUS da FAPEMIG, foi delineado para compreensão aprofundada das perspectivas e experiências de distintos atores relacionados aos serviços farmacêuticos – gestores, profissionais e usuários – e de como esses atores interagem entre si, além de avaliar os processos de trabalho e a formação dos profissionais em atuação nesses serviços.
Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos com abordagem qualitativa, quantitativa e pesquisa documental realizada em uma amostra representativa de municípios de médio e grande portes de Minas Gerais.
Publicação de destaque
Luz et al. BMC Med Res Methodol. 2022;22(1):80.